01 dezembro, 2015

IMAGEM DO DIA: ARUBA

Bucuti Beach, Aruba. 

(Imagem do site: http://www.earthcam.com)

PELO MUNDO: ST. LOUIS

(Imagem do site: http://www.earthcam.com)

St. Louis é uma cidade da porta do estado americano Missouri. A cidade desenvolveu-se ao longo da margem ocidental do rio Mississippi, que forma a fronteira do Missouri com Illinois. Em 2010, St. Louis tinha uma população de 319.294; estimativa de 2013 colocou a população em 318.416, fazendo lhe a cidade dos EUA 58th mais populoso e a segunda maior cidade do estado em termos de população.

S.t Louis  foi fundada em 1764, por Pierre Auguste laclede e Chouteau, e nomeado após Louis IX de França. Reivindicado primeiro pelos franceses, que se estabeleceu na maior parte do leste do rio Mississipi, a região em que as arquibancadas foram cedidas à Espanha após a derrota da França na Guerra dos Sete Anos. Seu território a leste do Mississipi foi cedida ao Reino da Grã-Bretanha, o vencedor. A área da atual Missouri era parte espanhola Louisiana de 1762 até 1803.

Depois que os Estados Unidos adquiriram este território na compra de Louisiana, St. Louis desenvolveu como um importante porto no rio Mississippi. No final do século 19, foi classificada como a quarta maior cidade dos Estados Unidos. Em 1904, ele organizou a exposição da compra de Louisiana e os Jogos Olímpicos de Verão. A população da cidade atingiu o pico em 1950; com a reestruturação da indústria pesada e perda de postos de trabalho, além de suburbanização do pós-guerra, começou um longo declínio que continua no século 21. Imigração aumentou, e a cidade é o centro da maior população bósnia no mundo fora de sua pátria.

VERIFICAR AS INFORMAÇÕES

Falta pensar, falta verificar se o que você leu, viu e ouviu é verdade ou mentira, falta consciência... Um povo que fala, escreve sem saber a origem do fato, simplesmente falta entender que nem tudo que vemos ou ouvimos é o que realmente é. Consciência é ampliar a visão que todos os fatos têm mais de dois lados para serem ouvidos.

LITERATURA: AUTOPSICOGRAFIA DE FERNANDO PESSOA

                                              
AUTOPSICOGRAFIA

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente.
E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.


(FERNANDO PESSOA)