15 novembro, 2015

PELO MUNDO: TÓQUIO (東京)

(Imagem do site: http://www.earthcam.com)

Tóquio (em japonês: 東京), oficialmente uma Metrópole, é a capital e uma das 47 províncias do Japão. Situa-se em Honshu, a maior ilha do arquipélago. Possui 9.790.000 habitantes, cerca de 10% da população do país, e a Região Metropolitana de Tóquio possui mais de 37 milhões de habitantes, o que torna a área urbana mais populosa do mundo. Um de seus monumentos mais famosos é a Torre de Tóquio. Foi fundada em 1457, com o nome de Edo ou Yedo. Tornou-se a capital do Império em 1868 com a atual designação. Sofreu grande destruição duas vezes; uma em 1923, quando foi atingida por um terremoto; e outra em 1944 e 1945, quando bombardeios americanos destruíram grande parte da cidade, sendo que no total foi destruída  em 51%  de sua área e mataram mais de 150 mil pessoas.

Embora Tóquio seja considerada o maior e mais importante centro financeiro do mundo (ao lado de Nova York e Londres ), e uma "Cidade Global Alfa", ela não é, tecnicamente, uma cidade. Não há no Japão uma cidade chamada "Tóquio". Na verdade, Tóquio é designada como uma metrópole similar a uma prefeitura do Japão, e é constituída por 23 bairros, 26 cidades primárias, cinco cidades secundárias e oito vilas diferentes. Cada uma delas possui um governo que opera no nível regional. Também fazem parte de Tóquio pequenas ilhas no Oceano Pacífico, localizadas a mais de 1000 km para sul, nos subtrópicos.

BANDA: SONATA ARCTICA

A banda finlandesa Sonata Arctica nasceu no ano de 1995, na cidade de Kemi. Os fundadores foram os guitarristas Jani Liimatainen, Marko Paasikoski e o baterista Tommy Portimo. Suas canções são carregadas pelo estilo power metal.

(Imagem divulgação)

REFLEXÃO DO DIA: MÁRIO DE ANDRADE

Será que a liberdade é uma bobagem?... Será que o direito é uma bobagem?... A vida humana é que é alguma coisa a mais que ciência, artes e profissões. E é nessa vida que a liberdade tem um sentido, e o direito dos homens. A liberdade não é um prêmio, é uma sanção. Que há de vir. (Mário de Andrade)

(Imagem: Suélen Bastian)